Homem cristão deve honrar o domingo, diz arcebispo

D. Jorge Ortiga assinala questão do trabalho aos domingos

BRAGA, segunda-feira, 25 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – O arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, afirmou que a importância do domingo como dia de descanso “é muito maior do que os motivos religiosos”.

O prelado se manifestou sobre o tema na Catedral de Braga, na homilia da celebração do dia litúrgico de São Martinho de Dume, padroeiro da arquidiocese, quando Portugal vivia o primeiro dia de abertura legal dos hipermercados durante todo o domingo.

Segundo o prelado, “hoje é a própria família que está a ser minada”, enquanto espaço basilar de união e solidariedade; refere Agência Ecclesia.

Dom Jorge Ortiga convidou os cristãos a refletirem “sobre os problemas que os rodeiam”. “Atualmente saem imensas leis que nos deveriam interpelar e que deveríamos questionar”.

“A partir de agora é possível que os hipermercados também abram ao domingo, este fato coloca de novo a questão do trabalho ao domingo“, afirmou.

O domingo deve ser usado – afirmou o arcebispo – para “ir a lugares santos, visitar um irmão ou um amigo, consolar um enfermo, levar o bom conselho a quem dele precise ou auxiliar uma boa causa; é assim que o homem cristão deve honrar o domingo”.

Fonte: Zenit

Nota Evidências Proféticas: Honrar o domingo como dia de descanso, significa honrar Roma! Em breve a imagem da besta será formada e requererá adoração e honra através da guarda do domingo, o falso dia de descanso. Leiam Apocalipse 13

Sem pressão? (vídeo em inglês)

Com a ajuda da Spanner films o movimento ambientalista britânico 10:10 lançou um vídeo (No Pressure, traduzido como Sem Pressão) para incentivar as pessoas a diminuir em 10% as emissões de CO2 em um ano. A mensagem do vídeo é de um mau gosto terrível ainda que encarada como ironia ou sátira, e revela o verdadeiro objetivo por trás do ECOmenismo: eliminar aqueles que não concordarem com a tese oficial do aquecimento global provocado pelo homem e não acatarem as "soluções" propostas (dentre elas o descanso dominical obrigatório)... Ainda surpresas, as próprias filiais do movimento 10:10 espalhadas pelo mundo estão tentando explicar o que, de fato, é inexplicável...



Fonte: Minuto Profético, via Diário da Profecia

Pacto ecumênico pretende o domingo como dia de descanso na Europa

Igrejas e entidades caritativas apresentam plano com quatorze pontos

BRUXELAS, quarta-feira, 6 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – A frase do Êxodo 23, 3 – "Não favorecerás nem mesmo a um pobre no processo" – é o título de um relatório apresentado na quinta-feira no Parlamento Europeu pelas principais Igrejas europeias e suas organizações.

O relatório é resultado de um acordo entre as principais entidades cristãs do continente para se unir na luta contra a pobreza.

O texto contém 14 recomendações políticas dirigidas à União Europeia, com a finalidade de reduzir radicalmente a pobreza na Europa. Foi apresentado durante uma conferência convocada pelo presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, que contou com 150 participantes.

A primeira recomendação é implementar "uma nova cláusula social no Tratado da União Europeia” com a finalidade de “garantir as condições necessárias a cada ser humano para que possa viver harmoniosamente com sua dignidade humana”.

Em sua segunda proposta, os líderes cristãos sugerem que o presidente do Conselho Europeu reflita em seus relatórios sobre a aplicação da cláusula social.

Propõe também que a Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais centre seu programa de trabalho em aspectos relacionados com o capítulo IV (Solidariedade) da Carta de Direitos Fundamentais da UE.

Outras recomendações referem-se ao desenvolvimento de um sistema de salário mínimo de sobrevivência para todos, adotação de uma visão de longo prazo para enfrentar o problema das pessoas sem teto, promoção de um consumo alternativo baseado na moderação e na generosidade.

As Igrejas e entidades caritativas destacam a necessidade de apoiar as famílias em risco de pobreza, especialmente aquelas que têm três ou mais filhos.

Recomendam proteger o domingo como um dia coletivo de descanso para a sociedade, com a finalidade de proteger a saúde dos trabalhadores e como uma premissa para uma sociedade mais participativa.

A futura Plataforma Europeia contra a pobreza – destacam os líderes cristãos – deveria envolver ativamente representantes da sociedade civil e das Igrejas, incluindo os provedores confessionais de serviços.

A última sugestão propõe investir na proteção de quem vive na pobreza com o objetivo de reduzir seu número.

Fonte - Zenit, via Diário da Profecia

Nota DDP: União de igrejas, imposição de leis e adoção do domingo. Falta apenas o assunto cruzar o oceano.

Related Posts with Thumbnails