Viseu, 08 jun 2012 (Ecclesia) – O bispo de Viseu diz que só a  revitalização da vivência cristã e particularmente do Domingo, ponto  alto da relação com Deus e o próximo, poderá contrariar a crise  espiritual que atinge atualmente Portugal e a Europa. 
Para D.  Ilídio Leandro, “os resultados dos inquéritos feitos nos últimos  tempos”, que apontam para um “decréscimo acentuado da relação com a  prática cristã”, devem suscitar na Igreja Católica um esforço renovado  de evangelização, que permita antes de mais a “valorização do Domingo” como “dia do Senhor” e ocasião de “festa” comunitária e de “família”. 
O  prelado deixou este alerta durante a celebração da solenidade do Corpo  de Deus, esta quinta-feira em Viseu, numa homilia transmitida aos fiéis e  enviada à Agência ECCLESIA. 
Segundo aquele responsável, a primeira condição para  transformar o Domingo numa referência cristã, no meio da sociedade, é  fazer daquele dia um tempo privilegiado de “fé” e de “celebração  comunitária”, através da participação na “eucaristia”. 
“O  Domingo cristão não quer nem pode ser o parente pobre do  fim-de-semana”, apontou o bispo de Viseu, que neste tempo litúrgico do  Corpo de Deus convidou os católicos a refletirem sobre a qualidade da  “resposta” que é dada hoje ao desafio que Cristo deixou a todos os  homens, com a sua entrega na Cruz. 
“O que temos feito da Páscoa de Jesus, transmitida pela Igreja e celebrada, cada Domingo, na Eucaristia? Como  temos vivido e cumprido a nova Aliança, que Jesus celebra e renova  connosco, sempre que participamos na Sua Páscoa?”, questionou D. Ilídio  Leandro. 
Reforçando as palavras que Bento XVI dedicou ao último  Encontro Mundial das Famílias, que decorreu no início deste mês em  Milão, o vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família sublinhou a  urgência de “não ocupar o Domingo com atividades que mudem o seu sentido e o seu centro”. 
Para além da importância de salvaguardar “o tempo em família”, hoje ameaçado “por uma predominância de compromissos devidos ao trabalho” - como salientou  o Papa - o bispo viseense chamou a atenção para o perigo de um  calendário sobrecarregado de atividades educativas, recreativas,  culturais ou desportivas que, por vezes, pode dificultar o  aproveitamento mais adequado dos “diversos ritmos e desafios da vida”. 
“Importa  ajudar e não impedir a que as crianças, adolescentes, jovens e adultos  possam viver os seus compromissos familiares, sociais e cristãos, de  modo a que o importante ditado ‘alma sã em corpo são’ não seja invertido  ou pervertido, esquecendo a alma com a atenção única ao corpo”, concluiu. 
...
Nota DDP: Sobre os vínculos claramente observados no texto retro,  notadamente no que se refere à eucaristia, que obviamente têm intenções  bem definidas, recomenda-se também a leitura de "Bento XVI: Eucaristia é o coração do mundo", "Congresso desafia católicos portugueses a entender que ir à missa é mais do que uma obrigação" e "Bento XVI: Não há futuro para a humanidade sem a família", de onde finalmente se destaca:
"Aqui queria recordar o que disse em defesa do tempo para a família,  ameaçado por uma espécie de ‘prepotência’ dos compromissos de trabalho: o  domingo, o dia do Senhor e do homem, é um dia no qual todos devem ser  livres, livres para a família e livres para Deus. Defendendo o domingo,  defende-se a liberdade do homem!"
Como se percebe, os temas domingo, família, eucaristia e  espiritualidade, além das crises social, política, econômica e ambiental  estão sendo todos entrelaçados pela igreja de Roma, de forma que, em  algum momento, dado o caos que está se estabelecendo em vários  segmentos, encontrarão eco fora do âmbito estritamente religioso, com o  apoio do braço político, como antecipado pela profecia bíblica.


Que o mundo cristão e não-cristão defendem a obrigatoriedade da guarda do domingo isso e um fato. Mas um fato de maior relevância escrituristica e a guarda do sábado!
ResponderExcluiro sabado é o dia do senhor e para sempre irei louvar o mew salvador...para sempre..
ResponderExcluirpovo Adventista devemos estar preparados em cada dia por que o decreto dominical esta quase a ser aprovado d vems estdar as profecia da Ellen G. White nestes últimos dias
ResponderExcluir