Bispos e deputados em defesa do descanso semanal ao domingo

O domingo como o dia de descanso semanal e em defesa da família, sobretudo da criança, é o objectivo da petição europeia lançada na Alemanha e que chega, agora, a Portugal. Dezoito mil já subscreveram o documento, mas é necessário um milhão de assinaturas. Bispos e deputados portugueses aplaudem.

A ideia é do deputado alemão do Parlamento Europeu Martin Kastler, que quer que as empresas, sobretudo o comércio, tenham as portas fechadas ao domingo. A legislação do seu país, tal como a europeia, prevê o domingo como o dia de descanso semanal, mas a regulamentação não é aplicada em todos os países.

"O pai e a mãe pertencem-nos ao domingo", é o slogan da campanha. Os mentores sublinham que a realidade se afasta cada vez mais desse ideal e que muitos cidadãos, em "especial as crianças, estão a sofrer com a chamada 'flexibilização' do mercado de trabalho. Os filhos "têm direito aos pais", que precisam de ter "tempo" para os proteger. Uma pretensão que parece unir igreja e sindicalistas, direita e esquerda.

São várias as organizações ligadas à igreja que apoiam a iniciativa, nomeadamente a Liga Operária Católica - Movimento dos Trabalhadores Cristãos, a Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia e o Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores.

"Concordo e com doutrina. É uma forma de humanização da sociedade e a humanização da própria pessoa, que estão cada vez mais desumanizadas", argumenta D. Manuel Martins. O antigo bispo de Setúbal lembra que levantou a voz quando se começaram a instalar as grandes superfícies em Portugal e o tempo deu-lhe razão. "Estive esta semana em Setúbal e fiquei espantado com as lojas da Baixa que fecharam e como o centro está desumanizado", diz.

O aparecimento das grandes superfícies e o alargamento dos horários, incluindo a abertura ao domingo, constituem a principal preocupação dos mentores da petição. E, recentemente, os próprios europeus organizaram um debate em defesa da folga ao domingo, o que prova que esta não é uma pretensão apenas das organizações católicas.

A deputada comunista Ilda Figueiredo foi um das que participaram na iniciativa. "Houve uma declaração conjunta em defesa do domingo como descanso dos trabalhadores e em defesa do pequeno comércio, mas também da família. E não é, apenas, uma preocupação dos católicos. A luta pelo encerramento do comércio tem mais de cem anos e há países que respeitam esse dia, como é o caso da Bélgica. Em Portugal é que há a liberalização dos horários."

A deputada comunista não defende que tudo esteja fechado ao domingo, nomeadamente os restaurantes, os cinemas e os hospitais, "mas que deveriam fechar os sectores em que fosse possível".

Já o deputado europeu Diogo Feio entende não ser necessário regulamentar essa matéria. "Muitos cidadãos europeus têm o seu descanso semanal ao domingo, mas há situações em que isso não é possível. Com certeza que observaremos a petição quando chegar ao PE, mas não vejo utilidade nessa pretensão." E diz que não teve contactos com o colega alemão e que é da sua família ideológica (Partido Popular Europeu).

A petição surge no seguimento do Tratado de Lisboa que consagrou o "direito de petição" como um direito fundamental. Mas falta, ainda, regulamentação.

Fonte: Diário de Notícias (negritos meus para destaque), via Diário da Profecia

Nota O Tempo Final: Nada que nos surpreenda; é, de resto, algo que já conhecíamos, sendo a única novidade ser agora tratado no âmbito da sociedade portuguesa.

No entanto, registo duas expressões deliciosas que o texto refere: "unir igreja e sindicalistas, direita e esquerda" e "não é uma pretensão apenas das organizações católicas"! Pense nisso...

10 comentários:

  1. As profecias estão se cumprindo, tá chegando a hora da perseguição. Só pesso a Deus ajuda pra que neste dia tanto eu como todos os ADVENTISTAS e as pessoas que guardam o sabado estajamos preparados, pois tudo quanto falarmos hoje não vai adiantar mais em nada,o mundo já está como no tempo de Noé e quando vim o diluvio no caso a volta de Jesus muitos perdidos se lamentarão e vão procurar a palavra de Deus vão procurar fazer o certo e não vão mais encontrar*

    Maranata... Ora vem Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus por estar se mostrando através do tempo e que em breve vira buscar aqueles que nele creram e obedeceram seus princípios por amor e não por obrigação como meu amigo disse acima logo chegara o tempo em que não haverá mais tempo !!! quando vier o fim eu quero ver cristo quando vier o fim eu quero estar la quando vier o fim eu quero estar pronto!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindaura 17 de junho de 2012 recebi o estudo e agora estou feliz

    Faz pouco tempo que eu estou na igreja do sétimo dia eu era da igreja Assembleia de Deus mais agora eu descobri a verdade que eles não ensina eu tinha 16 anos na igreja e não sabia nada estou feliz vem Jesus amado meu.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus por isso Pauly!
    Também ficamos felizes pela sua decisão!
    Boa semana com Jesus, Maranata!
    Mej

    ResponderExcluir
  5. Gostei desta publicação pelo menos as pessoas se dispertam muito ainda estão dormindo é tempo de buscar o senhor enquanto se pode achar

    ResponderExcluir
  6. se há uma profecia que vai marcar a linha divisória do povo de Deus é a de apocalipse 13. sobre o decreto dominical. A outra é a união das igrejas. Quando esta profecia se cumprir, a porta da graça está se fechando, logo se cumprirá apocalipse 22:11. A profecia de mateus 24:14 estará atingindo o seu ponto máximo da história. Aleluia irmãos, jesus em breve virá.
    enelson

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei muito contente de vê meus irmão adventistas comentarem acima.È isso aí, não percam a fé, o tempo está próximo e a cada dia devemos nos manter informados e preparados. Que o nosso pedido seja nunca negar o Senhor Jesus e suportar todas as provações até o fim. Vamos seguir firmes irmãos até a Aquele Dia!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails