Lei dominical, sinal da besta ou não?

(por Bavuso)

Estive ouvindo um programa de debates no canal Hit Tv. O assunto foi a respeito do Sábado. Não irei relatar aqui tudo o que foi falado neste debate, mas um argumento levantado por um professor batista me deixou inquieto. O argumento usado é que os adventistas ao citarem decreto dominical, argumentam do nada. O professor batista disse que não há evidência bíblica nenhuma para dizer que o domingo é o sinal da besta e que o sábado é o sinal ou selo de Deus. Por esta razão é que dedicarei algumas linhas abaixo para que os queridos internautas venham analisar com cuidado se realmente existe base ou não para dizer que futuramente haverá uma lei dominical e que esta será o sinal da besta.

No livro de Apocalipse capítulo 13:16-17 nos diz assim:

"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." - (VARC)

Precisamos destacar algumas coisas que são importantes nestes versos:

- Haverá uma imposição, uma obrigatoriedade. No início do verso 16 diz assim: "...E faz..."

- Essa imposição será para todos, independente de religião, credo, fé, valores, raça, tribo, etc. Na sequência do verso diz assim: "...que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos...". Todos, especialmente os ligados ao cristianismo não escaparão dessa imposição.

- O que será imposto é um sinal. Como o Apocalipse é um livro em grande parte simbólico, cheio de alegorias, é importante buscar respostas dentro da própria Bíblia para compreender o lado literal/real dos símbolos. Entendemos que por motivos muito sábios da parte de Deus, a realidade ficou oculta por trás de simbolos. Antes de passar-mos adiante, primeiramente entenderemos o que significa este sinal que será imposto. Vejamos:

Para entender qual será o sinal da besta, faz-se necessário primeiro entender qual é o sinal de Deus. Entendendo do que se trata o sinal de Deus, com extrema facilidade entenderemos qual seria então o sinal da besta.

Em Ezequiel 20:12 nos é dito: "E também lhes dei os meus Sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica."

Leiam novamente e reparem que a Bíblia ensina que o sinal de Deus é o Sábado. Para reforçar leremos também Ezequiel 20:20 que diz:

"E santificai os meus Sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus."

Mais uma vez, o texto reforça de maneira absoluta e contudente que o Sábado é um sinal, e este sinal é entre Deus e Seu povo. Este Sinal é o sinal de Deus.

O texto Bíblico de Apocalipse 13:16-17 diz que a besta, que também é simbolizado pelo anticristo, diz que esta besta aparecerá no tempo do fim, e ela terá um sinal, e que este sinal será imposto a todos. Deus tem um sinal e este sinal é o sábado. A Besta terá um sinal, e este sinal será imposto. Sabendo que o sinal de Deus é o sábado, a pergunta que surge é, qual é o sinal da besta?

Analisemos com cuidado para descobrir do que se trata o sinal da besta.

O sinal de Deus é um dia da semana, portanto o sinal da besta deve estar ligado também a um dia da semana.

O sinal de Deus é o 7º dia ou o útlimo dia da semana. Portanto o sinal da Besta possívelmente seja o contrário, sendo o primeiro dia da semana.

O sinal de Deus é o Sábado. Com todo esse raciocinio fica evidente que o sinal da besta seja o domingo. Que outro dia da semana poderia ser o sinal da besta sem ser o domingo? Que outro dia da semana em nossos dias em meio a cristandade, se opõe diretamente ao sinal de Deus que é o sábado como descrito em Ezequiel 20:12 e 20? Que outro dia é tão defendido abertamente pelos homens ao ponto de substituir o sábado dos 10 mandamentos? Que outro dia da semana é colocado diretamente em conflito contra o sábado? É impossível descrever o sinal da besta de outra forma. Sinal de Deus (Sábado) x sinal da Besta (?).

- Em Apocalipse 13:16 ainda nos diz que este sinal da besta será colocado na mão direita ou nas frontes, ou testas.

Mão direita, significa Trabalho, obras. Eclesiastes 9:10 diz : "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na supultura, para onde tu vais, não há obra....". O texto responde com clareza, mãos e obras, trabalhos ,estão ligados dentro do mesmo contexto profético.

Se analisarmos friamente dentro do enredo discussivo do cristianismo veremos como estes versos se encaixam perfeitamente. Alguns, apoiados na Bíblia dizem que é no sábado que devemos nos abster de nossos trabalhos, mas alguns ancorados nos homens e não na Bíblia dizem que é no domingo que devemos parar nossas atividades. Vejam que o sinal da besta está ligado a atividade, trabalhos e obras. Descansar ou não, trabalhar ou não neste dias.

O texto de Apocalipse ainda nos ensina que este sinal será colocado nas frontes. Vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre este simbolismo: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado."

Note: "...com o entendimento (Fronte) sirvo à lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado (lei dos homens)."

Embora o texto não use a palavra fronte, fica evidente que esta palavra tenha o significado de entendimento, ou decisão. Hoje é evidenciado pela psicologia moderna que o local na mente onde se processa as decisões é justamente na região frontal. É nesta região onde se localiza a testa que são tomadas as decisões. É ali que nasce o resultado do processo do racíocinio, ou seja a decisão. É na fronte onde fica o entendimento, ou seja, o poder de decidir.

O sinal de Deus e da Besta estarão em conflito na mente humana. E receberão o sinal da besta aqueles que rejeitarem o sinal de Deus. Receberão o sinal de Deus aqueles que rejeitarem o sinal da besta. Portanto tudo passará pela mente, mas será eu e vocês que decidiremos (fronte) o que receberemos. Continuar as devidas obras seculares no sábado, rejeitando o sinal de Deus ou continuar as devidas obras seculares no domingo, rejeitando assim o sinal da besta. A decisão estará em nossas mãos, decidir em separar pela fé o Sábado a Deus ou não.

- E por último, Apocalipse 13:17. "Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal..."

Aquele que não tiver o sinal da besta, não poderá ter uma vida normal, não poderá ser um cidadão normal, perderá direitos, perderá espaços na sociedade, de compras e vendas, ou seja, de participar ativamente da atividade comercial. Esta será uma maneira de pressionar os que seguem a Bíblia a rejeitar a verdade expressa em sua palavra, de rejeitar o sinal de Deus. De rejeitar a verdade contida em Seus mandamentos. Eles farão de tudo para isolar o povo de Deus de seus direitos comerciais, mas com certeza Deus não deixará seu povo a merce dos inimigos da verdade. Neste tempo haverá pão e água para os féis, e como refugio, suas moradas serão nas montanhas. Isaias 33:16.

Mesmo com toda esta pressão para aderir ao sinal da besta (domingo) como muitos já fazem hoje em dia, satanás, furioso, chegará ao ponto de levar os homens a odiarem de tal maneira o povo que segue um assim diz o Senhor, que trará o desejo de se necessário exterminá-los da face da terra. O texto diz: Apocalipse 13:15 "...e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta;", logo após o decreto dominical, entrará em cena o decreto de morte. Morte aos fanáticos, é o que dirão.

Muito em breve cenas assim serão visiveis. Não demorará muito, pois muitas coisas semelhantes já acontecem. Todos os que guardam o sábado como é defendido pela Bíblia, são escandalizados, debochados, ridicularizados. Muitas das igrejas evangélicas já consideram o adventismo como inimigos, e nos tratam assim. Eu mesmo, já fui até agredido por palavras por um pastor pentecostal pelo simples fato de ser sabatista. Mal sabem eles que o domingo nasceu com roma, foi instituido por imperadores, bispos e papados. A própria igreja católica reconhece que Jesus não autorizou a mudança do sábado para o domingo, e que a igreja mudou pela sua própria autoridade, o princípio dessa mudança foi na data de 7 de março de 321 d.C. (Ver citações históricas dessas mudanças)

Encerro com o apelo de Sofonias no capítulo 2:1,2 "Congregra-te, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo; antes que saia o decreto, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós a ira do Senhor..." ESTE É O DECRETO DOMINICAL.
Quando este decreto for promulgado, simultaneamente cairá sobre este mundo a ira do Senhor. Leia apocalipse 14:11.

Fonte: Oi Jovem

13 comentários:

  1. Cada dia,ficam mais evidentes os sinais da volta de Jesus.Gostei muito da sua linha de raciocínio!Foi bem esclarecedora!Que as pessoas tenham um pouco mais contato com a Bíblia, pois o verdadeiro povo de Deus não perecerá por falta de conhecimento!Abração!

    ResponderExcluir
  2. e se você que escreveu isso tudo pensar só em uma coisa:
    Seria DEus tão absurdo que faria um livro " BIBLIA SAGRADA" que fosse dar confusões entre irmãos enquanto o que Ele quer mesmo é juntar irmãos???
    Para mim o sinal que possa chamar de Sinal é jesus cristo e seu ensinamentos....senão estamos atratarnos todos de bons intelectose Deus de palerma...( que Ele me perdoe)...estudam mais porque nunca vao chegar ao conhecimento de DEUS senao nao fosse Ele DEUS.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não julgueis que vim trazer paz a Terra; não vim trazer-lhe paz, mas espada; porque vim separar o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e os inimigos do homem serão os seus mesmos domésticos. (Mateus, X: 34-36).

      10 – Eu vim trazer fogo à Terra, e que quero eu, senão que ele se acenda? Eu, pois, tenho de ser batizado num batismo, e quão grande não é a minha angústia, até que ele se cumpra? Vós cuidais que eu vim trazer paz à Terra? Não, vos digo eu, mas separação; porque de hoje em diante haverá, numa mesma casa, cinco pessoas divididas, três contra duas e duas contra três. Estarão divididas: o pai contra o filho, e o filho contra seu pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. (Lucas, XII: 49-53)

      Excluir
  3. NEUSVALDO PADILHA DA SILVA15 de maio de 2011 às 05:04

    não existe na bíblia uma unica sitação mandando quardar o domingo mas o sabado tem varias mais d 100 so não ver quem não ler ou não quer ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido irmão batista vc se mostrou um cristão conhecedor da verdade meus barabens, só quem não busca a verdadeira sabedoria na Biblia, não aceita o SÁBADO, como sendo selo ou sinal do GRANDE DESUS. Os evangélicos em sua maioria aceitam um sábado espúria criado por satanás através da Igreja Católica Romanana, como vc mesmo citou. Ela mesma afirma em cônego Hugo Bressanne de Araújo, em perguntas e respostas, págs.22 e 23. Na Bília Sagrada, existem 31.102 versiculos e em nunhum destes o SENHOR JESUS, depois de sua ressureição recomenda que dali em diante seria santificado o primeiro dia da semana(ou seja o domingo). Que os nossos irmãos evangélicos busquem sabedoria na palavra de DEUS e ñ na do homem.

    ResponderExcluir
  5. QUERIDOS AMIGOS ADVENTIAS ERGAMOS NOSSAS CABEÇAS PQ A NOSSA REDENÇÃO SE APROXIMA. ORA VEM SENHO JESUS!!!!!!!!! AMÉM

    ResponderExcluir
  6. luciano de paulo afonso10 de dezembro de 2011 às 17:47

    alguem disse que o maior pecado é o orgulho e a prsunção, gostaria de diser, que nunca devemos parar de proclamar a verdade, ainda que pessoas como esse querido irmão que fez o segundo comentário, não enchergue o que, na biblia está, a respeito do dia do Senhor e ignore fazendo comentários tão sem lógica que não da para esconder o orgulho.

    ResponderExcluir
  7. TEMOS QUE GUARDAR O SÁBADO, E ISSO SIM, É O SINAL DA BESTA, DEUS ESTÁ VINDO PARA BUSCAR TODOS, MAIS SÓ VAI OS QUE ESTRAM PREPARADOS [...]

    ResponderExcluir
  8. Peço sempre sabedoria a Deus, e unção para usar essa sabedoria. A lei foi dada por Deus como uma diretriz para que seu povo não se perdesse no "deserto". Por causa do pecado, foi dado a lei. Assim sendo, éramos escravos do pecado, tanto quanto da lei. Através de Jesus Cristo e seu sacrifício fomos livres, tanto da lei quanto do pecado, pois nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, diz a palavra de Deus. Vivemos na graça e somos filhos da graça, portanto a lei não tem mais efeito sobre nós. Se vivemos pela lei, por ela também morreremos, pois a não observância de apenas um item dos 10 mandamentos compromete todo o resto.
    Diante do sacrifício de Jesus, o pecado perde o efeito, assim como a lei. Eles (pecado/lei)continuam existindo, mas não tem efeito sobre aqueles que estão com Jesus.
    Morremos com Jesus, e também ressuscitamos com ele, e seu sangue nos purifica de todo pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É O MAIS SENSATO QUE JÁ FOI DITO.
      SE EU GUARDO O SÁBADO, MAS NÃO CUMPRO COM OUTROS MANDAMENTOS DA LEI, QUE ALIÁS EU NEM CONHEÇO A TODOS, OU PELO MENOS NÃO CONSIGO CUMPRIR COM TODOS SEM EXCEÇÃO, ENTÃO ESTOU FRITA! A FALTA DE UM SÓ DOS DEMAIS MANDAMENTOS JÁ ME CONDENA. MAS, O MEU SALVADOR PAGOU MINHA DÍVIDA PARA QUE EU JÁ NÃO MAIS MORRECE NOS MEUS PECADOS E PARA QUE EU NÃO MAIS VIVESSE DEBAIXO DA CONDENAÇÃO DA LEI, MAS DEBAIXO DA GRAÇA. FAVOR IMERECIDO!
      A LEI É: AMAR AO ALTÍSSIMO SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A MIM MESMA E, NÃO GUARDAR O SÁBADO.

      Excluir
    2. O Senhor Jesus é claro em sua palavra e enfatiza varias vezes a lei de Deus, porque então o Senhor nos deu testemunho servindo de exemplo guardando a Lei inclusive o SÁBADO, em João 14:15 o Senhor Jesus diz: - Se me amais guardareis os meus mandamentos, que mandamentos são estes? Ler Exôdo 20, sim somos livres pelo sagrificio de Jesus Cristo se você guardar os 10 mandamentos se baseam da seguinte maneira os 4 primeiros são baseados em amar nosso Deus, e os outros 6 o nosso próximo guardando os 10 você vai amar a Deus e ao seu próximo como a si mesma, você não está frita o sagrificio de Jesus te salvou, então você o ama? então guarde os seus mandamentos. Os Dez Mandamentos - Êxodo 20. 1 a 17

      1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

      2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

      3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

      4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.



      5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

      6 - Não matarás.

      7 - Não adulterarás.

      8 - Não furtarás.

      9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

      10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

      Excluir
  9. Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
    18 Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
    19 Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
    Mateus 5:17-19

    ResponderExcluir
  10. guardo o sábado por ser lei de Deus mas não sou adventista por discordar do templocentrismo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails