A lei moral como solução

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- A bioética precisa da referência da lei moral para que a dignidade humana seja reconhecida como direito inalienável.

Assim afirmou o Papa no sábado passado, ao receber em audiência os participantes da 16ª Assembleia Geral da Academia Pontifícia para a Vida.

“Conjugar bioética e lei moral permite verificar da melhor maneira possível a referência, necessária e que não se pode eliminar, à dignidade que a vida humana possui intrinsecamente desde seu primeiro instante até seu fim natural”, disse.

No entanto, constatou Bento XVI, no contexto atual, os direitos que garantem a dignidade da pessoa nem sempre são reconhecidos à vida humana em seu desenvolvimento natural e nos estágios de maior fraqueza.
Para o pontífice, “semelhante contradição torna evidente o compromisso que é preciso assumir nos diversos âmbitos da sociedade e da cultura, para que a vida humana seja reconhecida sempre como sujeito inalienável do direito e nunca como objeto submetido ao arbítrio do mais forte”
....
Sobre a lei natural, Bento XVI explicou que “o reconhecimento da dignidade humana, de fato, enquanto direito inalienável, encontra seu fundamento primeiro nesta lei não escrita pela mão do homem, mas inscrita por Deus Criador no coração do homem, que todo ordenamento jurídico está chamado a reconhecer como inviolável e cada pessoa deve respeitar e promover”
....
Bento XVI destacou que “a lei moral natural, fonte do seu próprio caráter universal, permite conjurar este perigo [do estado legislar sobre a vida] e sobretudo oferece ao legislador a garantia para um autêntico respeito, tanto da pessoa como da ordem inteira da criação”.

E concluiu: “Esta se coloca como fonte catalisadora de consenso entre pessoas de culturas e religiões diferentes e permite ir muito além das diferenças, porque afirma a existência de uma ordem impressa na natureza pelo Criador e reconhecida como instância do verdadeiro juízo ético racional para fazer o bem e evitar o mal”.


3 comentários:

  1. adimiro ver uma lei que nao ten fundamento biblico de jente que estuda a biblia e nao entende jo5;39 os4;6 mt22;29 osabado foi istituido por Deus o domingo pelo homem eu fico com Deus

    ResponderExcluir
  2. o que acho mais incrível é pessoas com convicção da sua fé em alguns assuntos mais não tem coragem de colocar seus nomes.Dão suas opiniões e colocam como codinome:"anônimo"como se tivesse medo de se revelar. hipocrisia!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos!

    Sua opinião foi publicada no post sobre a ONU e o Vaticano... no dia seguinte você reclamou que não haviam publicado sua resposta e disse na outra mensagem que "ontem" havia publicado uma msg e não publicamos...

    Pois bem, a única mensagem que recebemos "ontem" foi a sua e, constava como "anônimo" no post... portanto, estou achando que o que escreveu agora ficou um pouco sem nexo não acha?

    Irmão, neste blog não criticamos pessoas, criticamos doutrinas. O próprio Deus fez isto. Aconselho a fazer o mesmo.

    Que Deus o abençoe,

    Marcio

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails